Eleitores têm até o dia 23 de setembro para retirar a segunda via do título

Eleitores deverão apresentar os dois documentos na hora da votação

Uma das novidades das eleições deste ano é que os eleitores deverão apresentar dois documentos na hora da votação, um de identificação com foto e o título de eleitor. As pessoas que tiverem perdido o título deverão retirar a segunda via gratuitamente até o dia 23 de setembro no cartório onde é cadastrado.

Para ter a segunda via do documento, os eleitores devem levar qualquer documento oficial com foto. Nas antigas eleições, as pessoas poderiam votar apenas com a identidade, porém, com a nova lei 12.034, aprovada no ano passado, a exigência mudou.

Já as os eleitores que necessitam transferir o título podem solicitar pela internet através do Título NET e levar o protocolo gerado até o cartório eleitoral correspondente à rua de sua residência em até cinco dias corridos. Os interessados devem entregar, juntamente com o protocolo, os comprovantes de votação das eleições anteriores, RG ou outro documento de identificação. A transferência também pode ser feita no próprio cartório eleitoral onde o eleitor tirou a primeira via do documento. As eleições deste ano acontecem no dia 3 de outubro.

Veja abaixo a lista dos documentos que serão aceitos para comprovar a identidade no dia das eleições:

- carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais);

- certificado de reservista;

- carteira de trabalho;

- carteira nacional de habilitação, com foto.

ATENÇÃO: Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas. Nem Carteira de Estudante

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